sábado, 7 de julho de 2018

O futebol não é o culpado pela miséria do país

Diante da eliminação do Brasil na Copa do Mundo, ficou mais explícito ainda que muitos estavam à espera de uma queda para aparecer jogando suas frustrações e venenos de suas vidas tediosas em cima dos atletas.

Alguns disseram que essa eliminação é mais vergonhosa do que o 7-1. Impossível! Nenhuma queda será tão humilhante quanto uma goleada em uma Copa do Mundo dentro de casa.

No Brasil tem se tornado mania torcer contra a seleção usando a desculpa da situação do país na saúde, segurança, educação e demais setores. Mas qual culpa futebol tem sobre isso? O Brasil ter sido eliminado fará que esses setores evoluam?

Já parou para pensar que o país estaria bem melhor se o povo fosse melhor? Se tivéssemos educação para respeitar o próximo, se votássemos com consciência, se não tratássemos políticos como "mitos" ou "heróis", se não defendêssemos corruptos ou se não brigássemos por causa de partido.. Aí você vende seu voto por R$50, R$100 ou seja lá qual for o valor, mas quer dizer que devemos torcer contra a seleção por causa da situação miserável do país...

Mas vamos falar sobre futebol.

O futebol não é só lazer. É sonho, é educação, é saúde, é meio de vida, é ECONOMIA. O futebol é, assim como todos os esportes, a maior arma social na luta contra o uso de drogas e a entrada no mundo do crime para crianças e jovens da periferia. Pois são das comunidades que são a maioria dos atletas.

As seleções que ainda permanecem vivas na Copa, todas  da Europa, valorizam todos os setores políticos, mas também valorizam o esporte porque sabem que é uma continuidade na educação.

Desde as categorias de base o futebol influencia aos atletas no crescimento pessoal através de uma série de fatores sociais. Para se manter nos times, os jovens precisam estar matriculados e com boas notas na escola, além do bom comportamento no colégio, em casa e no clube. Caso contrário, são afastados.

Mensalmente um assistente social faz visita na casa desses jovens para saber como anda o ambiente em que eles vivem, que tipo de conduta estão tendo nos seus meios sociais.

Essas crianças e adolescente que, em sua maioria são de origem humilde, recebem ajuda de custo. Claro, o valor depende da idade e/ou da qualidade do atleta. E sim, no futebol tem a escolha de jogadores por causa de seus empresários. Mas me diga, na sua empresa não há ninguém que entrou pelo "Quem Indica"?

Jogadores como Pelé, Ronaldo, Neymar, Robinho, Gabriel Jesus, Douglas Costa, Casemiro e vários outros do futebol brasileiro e mundial saíram de favelas, viveram/vivem o sonho de tornar jogadores de futebol, deram uma vida nova aos seus amigos e familiares, investiram em institutos que dão oportunidade a milhares de outros jovens.

                                                     Foto: Diário do Nordeste

Já imaginou como seria o Brasil se hoje o futebol deixasse de existir? A situação financeira precária do país iria piorar 500 milhões de vezes mais. O número de jovens que entram no mundo do crime, que já é muito grande, iria aumentar mais ainda. Lojas esportivas fechando, número de desemprego aumentando.

O futebol envolve TUDO.

Devemos sim cobrar melhorias em todos os setores do nosso país, inclusive no investimento nos esportes. Porque também gera empregos. Seja de forma direta ou indireta.

O esporte educa, socializa, transforma vidas, muda rumos.. É oportunidade!

Foi o futebol que fez de um garoto negro, de origem pobre e com apenas 17 anos virar rei. É no esporte onde a a diferença se desfaz e todo mundo se torna igual. É no futebol onde os jovens negros são reverenciados por um país inteiro pela arte que faz a bola no pé.

Você pode não gostar de futebol. Ou do Pelé. Ou do Neymar. Mas o esporte em si merece respeito.

Se você critica a Copa por causa da situação do Brasil, significa que você é apenas mais uma pessoa que repetindo o que os desinformados falam. Busque conhecimento sobre os esportes, sobre como é feito, sobre como mudou e continua mudando a vida da milhões de pessoas ao redor do mundo inteiro.

Busque saber a história de meninos que não tinham o que comer em casa e hoje são homens com uma bela família dentro de uma linda casa e que fazem doações para institutos de caridade. E você? O que tem feito?

Viva o esporte. Viva o futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em entrevista, Lisca fala sobre jogo contra Sport e dá resposta a Rafael Marques

Ceará e Sport - PE se enfrentam às 19:30h, desta quarta-feira (18), na Arena Castelão, pela 13ª rodada da Série A . Mas o confronto já ...